Chamada Dossiê teatro e filosofia
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A Palo Seco
Ano 15, N° 17 (jul-dez/2023)
O cômico na Literatura Brasileira
Jacqueline Ramos
2008 ➭ 2009
GRACEJO OU CÔMICO INOCENTE
CÔMICO e CONHECIMENTO - 2021
Você tem notícia do latim?

Prêmio Capes de Teses 2014 - Letras e Linguística

Grupo de estudos em Filosofia e Literatura

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Universidade Federal de Sergipe - UFS

Projeto de Luciene Lages Silva


Recepção da Comédia Grega pelos Romanos

Coordenação:

Luciene Lages Silva

Período de vigência:

2012 ➭ 2015

Natureza do projeto:

Pesquisa

Descrição:

A comédia grega nos legou dois grandes autores: Aristófanes, representante da comédia antiga, e Menandro, representante da comédia nova. Tais comediógrafos foram referência para autores de comédia latina como Plauto e Terêncio. Curiosamente, Menandro ganha peso na sociedade romana ao longo dos séculos III d.C a I a.C., restando à comédia aristofânica poucos adeptos. Varrão, encarregado por César de organizar a primeira biblioteca de Roma no ano de 47 a.C.,classificou Aristófanes como o protótipo grego da sátira e Menandro, por sua vez, da comédia. A supremacia do poeta se impôs em outro domínio: na quantidade de representações teatrais, já que as peças de Menandro eram consideradas mais apropriadas aos banquetes romanos, enquanto que a matéria política ateniense não se constituía mais em um assunto de interesse geral. Analisaremos a recepção desses dois poetas entre os romanos, não só no campo do cômico, mas também no lugar de destaque que Menandro ocupou na formação de oradores, visto que é apontado por Dioniso de Halicarnasso, Crisóstomo, Cícero e Quintiliano, entre outros, como modelo a ser seguido a fim de se alcançar excelência na retórica.

Número de participantes (1):

Mestrado acadêmico: 1