A Palo Seco - N.16

MODOS DO CÔMICO

Frases cômicas na Literatura
Profa. Dra. Jacqueline Ramos

CÔMICO e CONHECIMENTO - 2021

Sobre o cômico na literatura brasileira modernista
Profa. Dra. Jacqueline Ramos

Você tem notícia do latim?

A tese "Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção • discursos, práticas, representações, proposta metodológica" do prof. José Amarante Sobrinho, recebeu o Prêmio Capes de Teses 2014 - Letras e Linguística

IV Colóquio Filosofia e Literatura: Poética



PROGRAMAÇÃO GERAL


05 | julho.2017 • Auditório da Didática 6

16:30h - 19:00h | Credenciamento

19:15h | Abertura do evento

19:30h | Conferência:

A poesia pré-modernista brasileira: uma crítica da crítica
Alexei Bueno
Poeta, ensaista e editor
Resumo

A conferência busca dar uma visão de conjunto da poesia pré-modernista brasileira, a partir da diluição e fusão das influências parnasianas e simbolistas, ainda marcantes na obra inicial da quase totalidade dos poetas brasileiros depois classificados como modernistas, ao mesmo tempo que analisa acertos e equívocos da crítica em relação a essa espécie de sincretismo presente nas três primeiras décadas do século XX, e procura delinear a diferença entre moderno e modernista, bem como traça considerações sobre a denominação consagrada em relação ao lirismo brasileiro desse período.

21:30h | Confraternização

***

06 | julho.2017

13:30h - 15:30h | Sessões de Comunicações

SESSÃO 1 - Auditório BICEN
Francisco Alison R. da Silva (UFC)
Coordenador
A "comédia" Megarense segundo Aristóteles e Aristófanes
Greicymara dos S. Silva (UFS) Apontamentos sobre a má fama da personagem mitológica Helena
Iasmin Santos Ferreira (UFS) Arte Poética de Horácio: uma crítica romana sobre a produção grega
Ivanildo Araújo Nunes (UFS) A tragédia sofocliana sob o olhar de Nietzsche
Matheus Santiago Gonçalves Dias (UFBA) O monólogo de Hippolytys na peça Phaedra, de Sêneca
SESSÃO 2 - Auditório ADUFS
Débora Duarte dos Santos (USP/UFS)
Coordenadora
Devenir Evita: entre o sagrado, o abjeto e o êxtase
* Gustavo Henrique dos Santos Guimarães (USP) A era da equivalência moral na arte
Jessica Andrade Almeida (UFS) Por trás de Um ninho de mafagafes cheio de mafagafinhos
Lara Angelica Vieira de Aguiar (UFOP) O gênero "poema em prosa" repaginado na vanguarda literária: ecos de Baudelaire na ficção de Nuno Ramos
Maria Renata Santos Ferreira (UFS) Comicidade em José Cândido de Carvalho

* em substituição a Italo Lins Lemos (UFSC) - Pierre Menard, autor do Quixote, ou: o que é uma personagem literária?

SESSÃO 3 - Auditório Computação
Ramon Diego Câmara Rocha (UFS)
Coordenador
Por uma poética de travessia: a linguagem enquanto performance na poesia de Manoel de Barros
Gabriel Kafure da Rocha (UFRN) Roupnel e Bachelard: devaneios e espacialidades
Gilvanio Moreira Santos (UFPE) Linguagem e poesia: o fazer poético de Manuel de Barros à luz de Martin Heidegger
Lucila Lang Patriani de Carvalho (USP) Blanchot: filosofia e literatura
SESSÃO 4 - Auditório Ciências Sociais
Antonio Eduardo Soares Laranjeiras (UFBA)
Coordenador
A estética da existência na ficção de Mário Bortolotto
Igor Gonçalves Miranda (UFS) Esforço imaginante e imagem seminal na criação literária
José Paulo Maldonado de Souza (UFPE) Henri Bergson e Evaldo Coutinho em torno da idéia de "intuição filosófica"
Juliana Damazio Carvalho (UFG) A literatura como espaço heterotópico em As palavras e as coisas
Uriel Massalves de Souza do Nascimento (PUC-Rio) Escrever o infinito: a sinfilosofia de Schlegel entre fragmento e romance
SESSÃO 5 - Auditório CECH
Aretha Ludmilla Pacheco Lira Barros (UFS)
Coordenadora
Caldeirão: quando a memória revela a história
Alexandre Sales Macedo Barbosa (UFAL) Concepções materialistas nas estéticas de Brecht e Lukács
Poliana Marques Cordeiro Costa (UFS) À espera de Godot: uma leitura interpretativa de Beckett à luz do pensamento heideggeriano
Ramon Ferreira Santana (UFS) A literatura sob o viés filosófico: intercruzamentos

16:00h - 18:00h | Mesas-Redondas

MESA 1 - Auditório BICEN
Alexandre de Melo Andrade (Letras/UFS) Poesia e Filosofia em Orides Fontela
Fernando de Mendonça (Letras/UFS) A Letra e a Terra: Clarice e o devaneio poético em A Maçã no Escuro
Tárik Prata (Filosofia/UFPE) A concepção Sartreana da imaginação e a linguagem literária
MESA 2 - Auditório ADUFS
José Amarante Santos Sobrinho (Letras/UFBA) A imagem e seus confins: uma proposta de leitura da explicação fulgenciana para o surgimento dos deuses
Luciene Lages Silva (Letras/UFS) Para além da divindade: formulações plutarqueanas sobre o acaso
Rodrigo Pinto de Brito (Filosofia/UFS) O ataque de Sexto Empírico às téchnai (in: M I-VI) e seu caráter político pedagógico
MESA 3 - Auditório Computação
Christine Arndt de Santana (Teatro/UFS) Poética do Drama e Esclarecimento: Diderot, Teatro e Educação
Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro (Filosofia/UFS) O gótico e os limites do iluminismo: o caso Wuthering Heights
Vladimir de Oliva Mota (Artes Visuais/UFS) A presença da ideia de combate no teatro de Voltaire

19:00h | Conferência (auditório da Didática 6):

A Poética de Aristóteles e o Averroes de Borges:
Literatura, diversidades e conflitos

Profa. Dra. Maria das Graças de Souza
Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo
Resumo

Parto da análise do conto de Borges A busca de Averrois, para examinar as possibilidades da literatura como meio de conhecimento da diversidade das culturas e das identidades construídas historicamente. No conto, estudando a Poética de Aristóteles, o filósofo árabe não consegue entender o que é uma tragédia, e acaba interpretando-a a partir de modelos da escrita do Alcorão. O conto nos remete à questão da diversidade das culturas, de sua articulação ou de sua impenetrabilidade recíproca: o que impedia o Averrois posto em cena por Borges de compreender a tragédia era precisamente o fato de ele não levar em conta que se tratava de dois mundos radicalmente distintos: o mundo grego (e a tragédia grega, que se serve da ação) e o mundo islâmico (cuja literatura se serve da narração).
Em seguida, recorro à posição de Sartre em O que é a literatura, segundo a qual toda literatura é situada historicamente, ou, em outras palavras, toda literatura, queira ou não o escritor, sem renunciar a nenhum de seus atributos específicos, é constituída pelo contexto em que é produzida e ao mesmo tempo constitui este contexto. A palavra do escritor desvela o mundo e suas contradições, de tal modo que ninguém, escritor ou leitor, pode se dizer inocente; nem mesmo Aristóteles, Averroes ou Borges.

21:30h | Confraternização

***

07 | julho.2017

13:30h - 15:30h | Sessões de Comunicações

SESSÃO 1 - Auditório BICEN
Martim Reyes da Costa Silva (UFMG)
Coordenador
Poesia, filosofia, verso e prosa na Grécia Antiga
Eduardo da Silva Barbosa (UFF) A linguagem poética como meio aprazível de ensinar filosofia no texto de Lucrécio
Émerson Fernandes (PUC-Rio) A poesia como potência de orientação e expressão da vida helênica no período arcaico
Fernanda Carvalho (UFS) O Eros de Platão no mundo de Lavínia: entre o desejo e o pecado
Shirlei Patrícia Silva Neves Almeida (UFBA) In quantum memoriae enteca subrogare potuit: Memória e esquecimento em Fulgêncio, O Mitógrafo
SESSÃO 2 - Auditório ADUFS
João Paulo Santos Silva (UFS)
Coordenador
Nas veredas da comicidade e do riso
Alexandre Bartilotti Machado (UNEB) A galinha e o conhecimento do ovo: uma análise de Clarice Lispector a partir da epistemologia kantiana
Geovaneide Santos dos Reis (UFS) O cômico na obra de Clarice Lispector
Marília Mendonça de Souza Leão Santos (UFPE) Como dizer existência? Considerações sobre os usos formal-indicativo e poético da linguagem na fenomenologia
Saulo Matias Dourado (UFBA) Drama e encontros da linguagem em Benedito Nunes
SESSÃO 3 - Auditório Computação
Leila de Almeida Barros (UNESP)
Coordenadora
Addie Bundren no reino do indefinível: uma leitura desconstrutiva de William Faulkner
Ícaro Gomes da Silva (UFC) A literatura, um empreendimento de saúde em Gilles Deleuze
Juliana Nascimento Berlim Amorim (UFRJ) Leitura do romance Teatro, de Bernardo Carvalho, a partir da territorialização de Deleuze-Guattari
Manoela dos Santos Barbosa (UNEB) Sexualidade, erotismo e transgressão: leituras sobre A história do olho e O erotismo, de Bataille
Ybine Dias Correia (UFS) Maurice Merleau-Ponty e a expressão literária na Fenomenologia da percepção
SESSÃO 4 - Auditório Ciências Sociais
José Rafael Santana Valadão (UFS)
Coordenador
A poética do expressionismo em diálogo com a filosofia de Arthur Schopenhauer
Ana Carla Lima Marinato (UFPE) Sujeitos históricos e ficcionais: Machado de Assis e a interioridade no discurso filosófico
Lys Lins Calisto (UFAL) Aspectos filosóficos da morte no soneto "Agregado infeliz de sangue e cal" de Augusto dos Anjos
Natália Leon Nunes (USP) Relações entre pensamento e sofrimento: a leitura das cartas de Artaud feita por Maurice Blanchot
Salomão Davi Xavier da Silva (UFPB) O pessimismo amoroso da humanidade em Augusto dos Anjos
SESSÃO 5 - Auditório CECH
Hilda Ferreira da Costa França (UFBA)
Coordenadora
Reler para ficcionalizar: uma conversa com Silvia Cusicanqui e Makota Valdina
Luziane dos Santos (UNIT) O repertório poético de Sílvio Romero
Patrícia Gonçalves Tenório (UFPE) "Eu, comigo e Deus": uma autoanálise inquietante
Sergio Murilo Fontes de Oliveira Filho (UFS) Salvação e mediação em O sol se põe em São Paulo

16:00h - 18:00h | Mesas-Redondas

MESA 1 - Auditório BICEN
Carlos Eduardo Japiassú de Queirós (Letras/UFS) Uma investigação dos conceitos do imaginário e do simbólico no tocante ao processo de recepção literária
Cecília Mendonça de Souza Leão Santos (Filosofia/UFS) Mimesis e não-diferenciação estética na filosofia da literatura de Hans Georg Gadamer
Oliver Tolle (Filosofia/USP) A disposição do artista: invenção e imaginação na Teoria Geral das Belas-Artes de Sulzer
MESA 2 - Auditório ADUFS
Ana Maria César Pompeu (Letras/UFC) A poética cômica de Aristófanes nas Dionísias de Acarnenses
Jacqueline Ramos (Letras/UFS) Poéticas do cômico na literatura brasileira do século XIX: zombaria, malandragem e ironia
Maria A. A. de Macedo (Letras/UFS) Camus e Sartre na autoficção ionesconiana
MESA 3 - Auditório Computação
Eduardo Cesar Maia Ferreira Filho (Comunicação/Letras/UFPE) Ernesto Grassi e a reabilitação da tradição humanista: literatura e retórica como formas de conhecimento
Orlando Luiz de Araújo (Letras/UFC) Ação, paixão e felicidade na tragédia de Sófocles
Tereza Pereira do Carmo (Letras/UFBA) O furor de Hipólito na Phaedra de Sêneca
MESA 4 - Auditório Ciências Sociais
Beto Vianna (Letras/UFS) A lógica do código: Spock, Sherlock e os robôs de Asimov
Maria do Carmo de Siqueira Nino (Artes/UFPE) Fenômenos de intermitência em Passenger
Ulisses Neves Rafael (Antropologia/UFS) A "ressurreição da barbaria": perspectivas intelectuais e literárias acerca das expressões populares no Brasil na Primeira República

19:00h | Conferência (auditório da Didática 6):

Linguagem: seus lances e limites
Prof. Dr. Lourival Holanda
Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco
Resumo

A crítica radical da linguagem, pondo a nu sua constituição e seus limites, foi momento decisivo da cultura ocidental contemporânea. Começa então a suspeição de que somos nossa linguagem. Consequentemente, isso afetaria as estruturas morais, políticas, estéticas. E, enfim, nossa compreensão do que significa conhecer • e se a linguagem poderia dar conta da complexidade do real. Somos nossa linguagem. E, se não suspeitamos do que nos parece evidente, é porque dada estrutura de linguagem nos aprisionou, cegou, conformou. A patologia da linguagem que as [ainda] novas mídias [Facebook, Twitter] veiculam deixam patentes, n o desnorteio semântico, o desmantelamento de certos elementos que até então imantaram a cultura; também tal desconstrução abriu brechas à inventividade insuspeitadas. O debate político, a argumentação filosófica ou parlamentar, a criação literária ou a retórica jornalística, em tudo há sintoma de uma outra atitude face a linguagem; um desinvestimento análogo à tagarelice. Daí a necessidade de investigar a percussão de tal prática diante das novas massas, e das pós-verdades. E a gravidade que disso resulta, na comunicação e criação contemporâneas.

21:30h | Confraternização


CRONOGRAMA

10/04 a 30/04/2017primeiro período de inscrição (com desconto)
01/05 a 22/05/2017segundo período de inscrição
até 27/05/2017período de inscrição prorrogado
até 22/06/2017período de inscrição prorrogado (apenas como OUVINTE)
16/06/2017publicação da programação final
05, 06 e 07 de julhorealização do evento
17 de julhoprazo para envio do texto completo para os Anais
02 de agostoprazo prorrogado para envio do texto completo para os Anais
25 de agostopublicação dos Anais

1. Inscrição como ouvinte: o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em até 5 dias úteis a contar da data de inscrição;

2. Inscrição com submissão de trabalho: o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em até 5 dias úteis a partir do recebimento da carta de aceite, por meio de depósito bancário;

3. Em ambos os casos (inscrição como ouvinte ou com submissão de trabalho) uma cópia do comprovante do depósito deverá ser enviado para coloquio.gefelit@gmail.com

4. Os valores para o 1º período de inscrições (com desconto) são válidos para inscrições realizadas até 30 de abril de 2017, independente do tipo de inscrição (com ou sem submissão de trabalho);

5. O texto completo para publicação deve ser adequado às normas de publicação conforme seguintes orientações;

Formatação do artigo

Fonte: Times New Roman

Tamanho: 12 pt

Alinhamento: justificado à esquerda

Espaçamento: 1,5 para o corpo do texto
1,0 (simples) para citações diretas

Margens: 2cm

Título: 14pt, negrito

Nome do autor: alinhado à direita

Instituição-SIGLA: alinhado à direita

Subtítulos: negrito


Orientações gerais

a) Os artigos publicados nos Anais do evento são de inteira responsabilidade dos autores;

b) Os trabalhos encaminhados no formato ".doc" ou ".docx", devem ter entre 10 e 20 laudas;

c) O original deve conter título, resumo e palavras-chave, seguido do texto e das Referências;

d) Os textos somente deverão ser enviados para apreciação/publicação após revisão ortográfica e gramatical;

e) Os textos podem apresentar imagens, ilustrações e/ou gráficos desde que com as fontes e informações em conformidade com a legislação em vigor no país. Deverão vir inseridas no texto e não no final do documento como anexo, devem também ser enviadas separadas e ter boa resolução;

f) Problemas textuais ou gramaticais, apontados pelos pareceristas, serão encaminhados pelo editor ao(s) autor(es) para as devidas correções, sob prazo estipulado para devolução do mesmo, sob pena de exclusão da publicação caso não se atenda ao procedimento;

g) As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, as regras para indicação bibliográfica devem respeitar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando-se os seguintes apontamentos:

  1. As formas de citação no corpo do texto devem seguir a indicação AUTOR, DATA, página, por exemplo: (BORGES, 1986, p. 123); De acordo com Borges (1986, p. 86).

    Livro: AUTOR(ES) ou Organizador(es), título do livro: subtítulo fonte normal. Trad. (quando for o caso), número da edição (a partir da segunda). Local de publicação: editora, data. Exemplos:

    NUNES, Benedito. Passagem para o poético. São Paulo: Ática, 1992.

    SARTRE, Jean Paul. O ser e o nada. Trad. Aulyde Soares Rodrigues, 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

    CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006.


    Capítulo de livro: AUTOR, título do capítulo (sem destaque). a preposição in (In:) e a referência completa do livro e numeração de página do capítulo.

    CANDIDO, Antonio. O homem aos avessos. In: COUTINHO, Eduardo (org.). Guimarães Rosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, p. 294-309.


    Artigo em periódico: AUTOR(ES), título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), cidade de publicação, volume e número do periódico, números de páginas e ano de publicação.

    BRANDÃO, Jacyntho Lins. O filósofo e o comediante. A Palo Seco: Escritos de Filosofia e Literatura, n. 5, v. 1, p. 7-22, 2013.


    Documentos eletrônicos: AUTOR(ES). Título (sem destaque). Disponível em:. Acesso em: 00 mês. 0000.

    CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Trad. Andrea Daher e Zenir Campos Reis. Disponível em: . Acesso: 12 jul. 2015.


  2. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece e devem ser utilizadas como explicativas.

  3. Citações de trechos em língua estrangeira acompanhada da tradução, no corpo do texto, constar preferencialmente a tradução do texto citado e o original em nota de rodapé. A citação original em língua estrangeira pode vir no corpo do texto, caso seja imprescindível. Casos específicos devem ser comunicados aos editores.

6. Os participantes de mesas e palestras terão 30 minutos para exposição; as comunicações terão 20 minutos para exposição;

7. Os certificados de participação (30h.) deverão ser retirados no último dia do evento.


TAXA DE INSCRIÇÃO

Tipo de inscrição1º período
(de 10 a 30 de abril)
2º período
(de 01 a 22 de maio)
Alunos de GraduaçãoR$ 25,00R$ 30,00
Alunos de Pós-GraduaçãoR$ 40,00R$ 50,00
Profissionais da Educação BásicaR$ 50,00R$ 70,00
Docentes/Pesquisadores(as)R$ 80,00R$ 120,00
OutrosR$ 80,00R$ 120,00

* Taxa a ser paga na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1124-X
Conta Poupança: 14.786-9Variação: 51
Titular: Jacqueline Ramos

Termos de participação

Comissão organizadora:

Alexandre de Melo Andrade (UFS)
Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz (UFS)
Christine Arndt de Santana (UFS)
Jacqueline Ramos (UFS)
José Amarante Santos Sobrinho (UFBA)
Luciene Lages Silva (UFS)
Maria Aparecida Antunes de Macedo (UFS)

Comitê científico:

Alexandre de Melo Andrade (UFS)
Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz (UFS)
Christine Arndt de Santana (UFS)
Fabian Jorge Piñeyro (Pio Décimo)
Jacqueline Ramos (UFS)
José Amarante Santos Sobrinho (UFBA)
Luciene Lages Silva (UFS)
Maria Aparecida Antunes de Macedo (UFS)
Oliver Tolle (USP)
Romero Junior Venancio Silva (UFS)
Tarik de Athayde Prata (UFPE)
Ulisses Neves Rafael (UFS)

Equipe técnica:

Julio Gomes de Siqueira
Jessica Andrade Almeida

Realização:

Apoio:


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