CONSELHO EDITORIAL Alexandre de Melo Andrade - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Camille Dumoulié - Université de Paris Ouest-Nanterre-La Défense, França Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Celina Figueiredo Lages - Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG, Brasil Christine Arndt de Santana - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Conceição Aparecida Bento - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fabian Jorge Piñeyro - Universidade Pio Décimo/PIOX/Aracaju, Brasil Jacqueline Ramos - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Jean-Claude Laborie - Université de Paris Ouest-Nanterre-La Défense, França José Amarante Santos Sobrinho - Universidade Federal da Bahia/UFBA, Brasil Leonor Demétrio da Silva - Exam. DELE-Instituto Cervantes/SE, Brasil Lúcia Maria de Assis - Universidade Federal Fluminense/UFF, Brasil Luciene Lages Silva - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Maria A. A. de Macedo - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Oliver Tolle - Universidade de São Paulo/USP, Brasil Renato Ambrósio - Universidade Federal da Bahia/UFBA, Brasil Romero Junior Venancio Silva - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Rosana Baptista dos Santos - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Tarik de Athayde Prata - Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Brasil Ulisses Neves Rafael - Universidade Federal de Sergipe/UFS, Brasil Waltencir Alves de Oliveira - Universidade federal do Paraná/UFPR, Brasil William John Dominik - University of Otago, New Zealand (Professor Emeritus), Nova Zelândia
EDITORIA Alexandre de Melo Andrade - Editor Chefe Maria A. A. de Macedo - Editora Adjunta Jacqueline Ramos - Editora Adjunta Luciene Lages Silva - Editora Adjunta
PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS Alexandre de Melo Andrade Maria A. A. de Macedo
CAPA e EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Julio Gomes de Siqueira
IMAGEM DA CAPA: Deux femmes nues (1906), de Pablo Picasso
Publicado em: 25/12/2017
Sumário
Apresentação
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Apresentação
Maria A. A. de Macedo
Artigos
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Uma revisão sobre a antiga divergência entre filosofia e poesia
Paulo Marchelli – Professor da Universidade Federal de Sergipe/UFS
Resumo: Desde os pré-socráticos estabeleceu-se uma diferença entre a forma de pensar dos poetas e dos filósofos, cabendo aos primeiros buscar inspiração nas fontes mitológicas para a interpretação da história e das coisas existentes no mundo. Quanto aos filósofos, seu papel seria refletir sobre o significado da natureza humana e dos demais seres existentes a partir do primado da razão. Ao longo da história do pensamento e da arte ocidentais, as diferenças entre o fazer poético e o filosófico abriram-se para um conjunto de interpretações que em muitos momentos contribuíram para que ambos encontrassem ressignificações quanto às suas formas de expressão, aproximando-as ou afastando-as de realizações comuns. Nesse sentido, o presente trabalho procura discutir criticamente ideias selecionadas de estudiosos que se dedicaram à contenda das relações entre os fundamentos da arte poética e da reflexão filosófica. Entre os filósofos estudados, destacam-se Parmênides, Platão, Aristóteles e Heidegger.
Palavras-chave: Formas poéticas. Textos filosóficos. Teorias da escritura.
Abstract: Since the pre-Socratic have settled differences between the thinking of the poets and philosophers. The first came out in search of seek inspiration in the mythological sources for the interpretation of history and of the things in the world. To philosophers had to reflect on the significance of human nature and the other existing beings from the primacy of reason. In Western thought and art, the differences between poetry and philosophy were opened to a set of interpretations, that contributed to both find resignifications of its forms of expression, approaching or moving them to joint achievements. In this sense, the present work seeks to discuss critically ideas selected of scholars who dedicated themselves to relations between the foundations of the poetic art and philosophical reflection. Among the studied philosophers are Parmenides, Plato, Aristotle and Heidegger.
Keywords: Poetic forms. Philosophical texts. Theories of Scripture.
Submissão: 12 fev. 2017 ⊶ Aceite: 26 out. 2017
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Nostalgia pelo Infinito: a Alternativa Romântica ao Idealismo Alemão
Mirian Monteiro Kussumi – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/PUC-Rio
Resumo: Filosofia e literatura, embora hoje possam ser apresentadas como dois saberes distintos, sempre estiveram em uma relação de intimidade ou implicação. Assim, poucos momentos históricos demonstraram com tanta clareza esse território compartilhado quanto a produção intelectual do idealismo e romantismo alemães do final do sec. XVIII e início do XIX. Tais movimentos filosóficos e literários se definiram, desse modo, como produções que possuíam vários temas em comum. Segue-se daí que uma das mais importantes questões seria o indivíduo e sua relação com o incondicionado, Absoluto ou infinito. De fato, operando como um ponto central, tanto os filósofos idealistas quanto os poetas e escritores românticos se concentraram no modo de acesso ou entendimento do sujeito finito em relação à infinitude metafísica. O presente artigo busca determinar como essa relação se projeta tanto no romantismo (principalmente no que diz respeito a Schlegel, Novalis – escritores da Atheneaum – e Hölderlin) quanto na filosofia idealista de Fichte, Schelling e Hegel. Nosso objetivo é, não só demonstrar como esse tema era comum a todos eles, mas as próprias nuances de pensamento que os separam, de modo a também entender como o pensamento de tais autores se mostrava como divergente.
Abstract: Despite the fact that today Philosophy and Literature are understood as two different fields, it is possible to say that they have always been related to which other – they have always been implicated or entangled. Thus, few historical moments have demonstrated as clearly this shared territory as the intellectual production of German idealism and Romanticism of the end of eighteenth and early nineteenth centuries. These philosophical and literary movements presented themselves as formulations that had several subjects in common. Therefore, one of the most important questions shared by German Romanticism and Idealism would be the individual self and its relation to the Unconditioned, Absolute or Infinite. In fact, as a main concern, both idealistic philosophers and romantic poets and writers focused on the approach or understanding of the finite subject in relation to metaphysical infinity. The present article seeks to determine how this relationship is projected both in Romanticism (especially regarding to Schlegel, Novalis – writers of Atheneaum – and Hölderlin) as well as in the idealistic philosophy of Fichte, Schelling and Hegel. Our goal is not only to demonstrate how this problem was common to all of them, but also the shades and differences that divide them, so as to also understand how their thought was divergent.
Keywords: German Idealism. German Romanticism. Infinity. Absolute. Singularity.
Submissão: 12 jun. 2017 ⊶ Aceite: 17 out. 2017
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O mal em Machado de Assis: Conto de escola
João Paulo Santos Silva – Mestrando em Letras/UFS (bolsa CAPES)
Resumo: Este trabalho analisa a representação do mal em Conto de escola, de Machado de Assis, nas ações das personagens e no foco narrativo. Para tanto, partiremos de um instrumental teórico acerca do mal moral à compreensão desse conto Passos (2009), Ricoeur (2000), Nunes (1989), Bataille (1989), Jeha (2007). Assim, o mal, visto sob o viés político-social, enseja essas leituras para elucidar a ficção machadiana, demonstrando como sua narrativa está permeada da problemática do mal moral na vida política e social.
Palavras-chave: Machado de Assis. Mal. Política.
Abstract: This paper analyzes the representation of evil in Conto de escola, by Machado de Assis, in the actions of the characters and in the narrative focus. To do so, we will start from a theoretical instrument about moral evil to the understanding of this story Passos (2009), Ricoeur (ca. 2000), Nunes (1989), Bataille (1989), Jeha (2007). Thus, the evil seen under the political-social bias provokes these readings to elucidate the Machadian fiction, demonstrating how the narrative is permeated with the problematic of moral evil in political and social life.
Keywords: Machado de Assis. Evil. Politics.
Submissão: 30 mar. 2017 ⊶ Aceite: 13 out. 2017
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Aspectos existencialistas em Luís da Silva: a degradação do eu na obra Angústia, de Graciliano Ramos
Fabiana Maceno Domingos Pedrolo – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
Resumo: O presente artigo propõe uma análise acerca da personagem Luis da Silva, da obra Angústia, de Graciliano Ramos. Escrita em 1936, Angústia aborda o campo da condição existencial, a reflexão acerca do estar no mundo e traduz, de forma densa e elaborada, a liberdade de escolha como força motriz da angústia. Nossa análise visa estabelecer relações entre a referida obra e o pensamento existencialista. A angústia, de acordo com este último, provém da liberdade de escolha, aludindo aos filósofos Jean-Paul Sartre e Soren Kierkegaard. Este artigo pretende analisar o livro de Graciliano tomando como instrumental teórico alguns conceitos do existencialismo. Este romance, marcado pela subjetividade e introspecção, traz à tona um viés intrigante para a época, a fruição do narrador-personagem que sofre, questiona e propõe uma narrativa voltada para si, contrapondo à tendência de escrita própria daquele seu período.
Palavras-chave: Angústia. Luis da Silva. Existencialismo.
Abstract: The present article proposes an analysis about the character Luis da Silva, of the book Angústia, by Graciliano Ramos. Written in 1936, Angústia brings the field of the existential condition, the reflection about being in the world and translates, in a dense and elaborate way, freedom of choice as the driving force of anguish. Luis da Silva, whose destiny has reserved a life that is obscure and beyond his expectations, deprived of everything and about to change its outcome, is the core of this analysis that seeks to establish relations between this work and existentialism. Anguish, according to existentialism, comes from this freedom of choice, therefore, based on what is advocated by the philosophers Jean-Paul Sartre and Soren Kierkegaard, this article aims to analyze the aspects of this philosophical current present in the main character of Angústia. This novel, composed by subjectivity and introspection, brings to the surface an intriguing bias for the time, the fruition of the narrator-character who suffers, questions and proposes a narrative aimed at itself, opposing the tendency of writing itself from the period in which it was published.
Keywords: Angústia. Luis da Silva. Existentialism.
Submissão: 04 jun. 2017 ⊶ Aceite: 26 out. 2017
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O essencialismo e outros conceitos estéticos na obra de Murilo Mendes
Rodrigo Cavelagna – Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Resumo: Procuramos evidenciar, neste artigo, como o essencialismo, sistema filosófico desenvolvido por Ismael Nery, adquire características próprias ao ser introduzido e utilizado na obra de Murilo Mendes, relacionando-se com outros elementos, como a religião, a arte e a construção do sujeito poético. Para isso, propomos uma investigação dos preceitos religiosos e dos conceitos estéticos presentes em ambos os artistas, com especial atenção para a fortuna crítica de Murilo Mendes e ao modo como tais conceitos podem ser interpretados em sua poesia. Nossa hipótese é de que o essencialismo neryano irá se tornar “muriliano” ao assimilar-se a conceitos próprios de Mendes, desenvolvendo-os continuamente após a morte de Ismael Nery, em 1934.
Resumen: Tratamos de demonstrar, en este artículo, de qué modo el “essencialismo”, sistema filosófico desarrollado por Ismael Nery, adquiere características distintas, al relacionarse a otros elementos, como la religión, el arte y la construcción del sujeto poético, cuando Murilo Mendes utilízalo en su poesía. Para eso, proponemos una investigación de los preceptos religiosos y de los conceptos estéticos presentes en ambos artistas, prestando especial atención en los estudios críticos acerca de Murilo Mendes y a la forma en que tales conceptos pueden ser interpretados en su poesía. Nuestra hipótesis es que el “essencialismo” se hace “muriliano”, o sea, adquiere los conceptos propios de Mendes en su constitución, por desarrollarse durante muchos años después de la muerte de Ismael Nery.
O efeito de ir-realidade e a política no conto “A Fila”, de Murilo Rubião
Samuel Sulzbach – Mestrando em Estudos Literários/UFRGS
Resumo: Este artigo se propõe a discutir características da obra de Murilo Rubião a partir de noções rancièrianas de política e arte. Escolhendo como objeto de análise o conto “A Fila”, um dos mais paradigmáticos do contista mineiro, desenvolvemos o conceito de ir-realidade como eixo e síntese de rupturas que transgridem a ordem policial e modificam a paisagem do visível.
Palavras-chave: Murilo Rubião. Jacques Rancière. Literatura fantástica.
Resumen: Este artículo se propone a discutir características de la obra de Murilo Rubião partiendo de las nociones rancièrianas sobre política y arte. Al escoger como objeto de análisis el cuento “A Fila”, uno de los más paradigmáticos del cuentista de Minas Gerais, desarrollamos el concepto de ir-realidad como eje y síntesis de rupturas que transgreden el orden policial y modifican el paisaje de lo visible.
Palabras clave: Murilo Rubião. Jacques Rancière. Literatura fantástica.
Submissão: 12 jun. 2017 ⊶ Aceite: 26 out. 2017
Entrevista
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Literatura pensante: entrevista com Evando Nascimento
Andréia Delmaschio – Professor da Universidade Federal de Rondônia Vítor Cei – Professor da Universidade Federal de Rondônia
Resumo: A presente entrevista online estruturada com o professor e escritor Evando Nascimento foi feita em maio de 2017, como atividade do projeto de extensão “Notícia da atual literatura brasileiraentrevistas”, que é um esforço no sentido de mapear a literatura brasileira do início do século XXI a partir da perspectiva dos próprios escritores. Nascimento explica a conexão entre filosofia e literatura, comenta sobre seu processo criativo, avalia a recepção de sua obra e embaralha as fronteiras entre ficção e teoria. Constatamos nas respostas do autor uma experiência pensante com a linguagem literária na vizinhança da filosofia.
Palavras-chave: Desconstrução. Literatura brasileira contemporânea. Literatura pensante.
Abstract: This interview with professor and writer Evando Nascimento was made in May 2017, as an activity of the project “News of the current Brazilian literatureinterviews”, which is an effort to map the Brazilian literature of the beginning of the 21st century from the perspective of the writers themselves. Nascimento explains the connection between philosophy and literature, comment on his creative process, evaluates the reception of his work and shuffles the boundaries between fiction and theory. It is possible to verify in the author’s answer a thinking experience with the literary language in the neighborhood of the philosophy.
Keywords: Desconstruction. Contemporary Brazilian literature. Literature and though.
Submissão: 12 jun. 2017 ⊶ Aceite: 26 out. 2017
Traduções
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Tradução do Prólogo e Capítulo I da obra “Meditações sobre os Cânticos”, de Teresa de Jesus
Larissa de Macedo Raymundo – Doutoranda Universidad de Salamanca