A Palo Seco
Ano 15, N° 17 (jul-dez/2023)
O cômico na Literatura Brasileira
Jacqueline Ramos
2008 ➭ 2009
GRACEJO OU CÔMICO INOCENTE
CÔMICO e CONHECIMENTO - 2021
Você tem notícia do latim?

Prêmio Capes de Teses 2014 - Letras e Linguística

Grupo de estudos em Filosofia e Literatura

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Universidade Federal de Sergipe - UFS

IV Colóquio Filosofia e Literatura: Poética
GeFeLit – 2017



PROGRAMAÇÃO GERAL


05 | julho.2017 • Auditório da Didática 6

16:30h - 19:00h | Credenciamento

19:15h | Abertura do evento

19:30h | Conferência:

A poesia pré-modernista brasileira: uma crítica da crítica
Alexei Bueno
Poeta, ensaista e editor

Resumo visibility

A conferência busca dar uma visão de conjunto da poesia pré-modernista brasileira, a partir da diluição e fusão das influências parnasianas e simbolistas, ainda marcantes na obra inicial da quase totalidade dos poetas brasileiros depois classificados como modernistas, ao mesmo tempo que analisa acertos e equívocos da crítica em relação a essa espécie de sincretismo presente nas três primeiras décadas do século XX, e procura delinear a diferença entre moderno e modernista, bem como traça considerações sobre a denominação consagrada em relação ao lirismo brasileiro desse período.


21:30h | Confraternização

***

06 | julho.2017

13:30h - 15:30h | Sessões de Comunicações

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16:00h - 18:00h | Mesas-Redondas

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19:00h | Conferência (auditório da Didática 6):

A Poética de Aristóteles e o Averroes de Borges:
Literatura, diversidades e conflitos

Profa. Dra. Maria das Graças de Souza
Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo

Resumo visibility

Parto da análise do conto de Borges A busca de Averrois, para examinar as possibilidades da literatura como meio de conhecimento da diversidade das culturas e das identidades construídas historicamente. No conto, estudando a Poética de Aristóteles, o filósofo árabe não consegue entender o que é uma tragédia, e acaba interpretando-a a partir de modelos da escrita do Alcorão. O conto nos remete à questão da diversidade das culturas, de sua articulação ou de sua impenetrabilidade recíproca: o que impedia o Averrois posto em cena por Borges de compreender a tragédia era precisamente o fato de ele não levar em conta que se tratava de dois mundos radicalmente distintos: o mundo grego (e a tragédia grega, que se serve da ação) e o mundo islâmico (cuja literatura se serve da narração).
Em seguida, recorro à posição de Sartre em O que é a literatura, segundo a qual toda literatura é situada historicamente, ou, em outras palavras, toda literatura, queira ou não o escritor, sem renunciar a nenhum de seus atributos específicos, é constituída pelo contexto em que é produzida e ao mesmo tempo constitui este contexto. A palavra do escritor desvela o mundo e suas contradições, de tal modo que ninguém, escritor ou leitor, pode se dizer inocente; nem mesmo Aristóteles, Averroes ou Borges.


21:30h | Confraternização

***

07 | julho.2017

13:30h - 15:30h | Sessões de Comunicações

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16:00h - 18:00h | Mesas-Redondas

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19:00h | Conferência (auditório da Didática 6):

Linguagem: seus lances e limites
Prof. Dr. Lourival Holanda
Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco

Resumo visibility

A crítica radical da linguagem, pondo a nu sua constituição e seus limites, foi momento decisivo da cultura ocidental contemporânea. Começa então a suspeição de que somos nossa linguagem. Consequentemente, isso afetaria as estruturas morais, políticas, estéticas. E, enfim, nossa compreensão do que significa conhecer • e se a linguagem poderia dar conta da complexidade do real. Somos nossa linguagem. E, se não suspeitamos do que nos parece evidente, é porque dada estrutura de linguagem nos aprisionou, cegou, conformou. A patologia da linguagem que as [ainda] novas mídias [Facebook, Twitter] veiculam deixam patentes, n o desnorteio semântico, o desmantelamento de certos elementos que até então imantaram a cultura; também tal desconstrução abriu brechas à inventividade insuspeitadas. O debate político, a argumentação filosófica ou parlamentar, a criação literária ou a retórica jornalística, em tudo há sintoma de uma outra atitude face a linguagem; um desinvestimento análogo à tagarelice. Daí a necessidade de investigar a percussão de tal prática diante das novas massas, e das pós-verdades. E a gravidade que disso resulta, na comunicação e criação contemporâneas.


21:30h | Confraternização


CRONOGRAMA

10/04 a 30/04/2017primeiro período de inscrição (com desconto)
01/05 a 22/05/2017segundo período de inscrição
até 27/05/2017período de inscrição prorrogado
até 22/06/2017período de inscrição prorrogado (apenas como OUVINTE)
16/06/2017publicação da programação final
05, 06 e 07 de julhorealização do evento
17 de julhoprazo para envio do texto completo para os Anais
02 de agostoprazo prorrogado para envio do texto completo para os Anais
25 de agostopublicação dos Anais

1. Inscrição como ouvinte: o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em até 5 dias úteis a contar da data de inscrição;

2. Inscrição com submissão de trabalho: o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em até 5 dias úteis a partir do recebimento da carta de aceite, por meio de depósito bancário;

3. Em ambos os casos (inscrição como ouvinte ou com submissão de trabalho) uma cópia do comprovante do depósito deverá ser enviado para coloquio.gefelit@gmail.com

4. Os valores para o 1º período de inscrições (com desconto) são válidos para inscrições realizadas até 30 de abril de 2017, independente do tipo de inscrição (com ou sem submissão de trabalho);

5. O texto completo para publicação deve ser adequado às normas de publicação conforme seguintes orientações;

Orientações para publicação do texto completo nos Anais do colóquio

Formatação do artigo

Fonte: Times New Roman

Tamanho: 12 pt

Alinhamento: justificado à esquerda

Espaçamento: 1,5 para o corpo do texto
1,0 (simples) para citações diretas

Margens: 2cm

Título: 14pt, negrito

Nome do autor: alinhado à direita

Instituição-SIGLA: alinhado à direita

Subtítulos: negrito


Orientações gerais

a) Os artigos publicados nos Anais do evento são de inteira responsabilidade dos autores;

b) Os trabalhos encaminhados no formato “.doc” ou “.docx”, devem ter entre 10 e 20 laudas;

c) O original deve conter título, resumo e palavras-chave, seguido do texto e das Referências;

d) Os textos somente deverão ser enviados para apreciação/publicação após revisão ortográfica e gramatical;

e) Os textos podem apresentar imagens, ilustrações e/ou gráficos desde que com as fontes e informações em conformidade com a legislação em vigor no país. Deverão vir inseridas no texto e não no final do documento como anexo, devem também ser enviadas separadas e ter boa resolução;

f) Problemas textuais ou gramaticais, apontados pelos pareceristas, serão encaminhados pelo editor ao(s) autor(es) para as devidas correções, sob prazo estipulado para devolução do mesmo, sob pena de exclusão da publicação caso não se atenda ao procedimento;

g) As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, as regras para indicação bibliográfica devem respeitar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando-se os seguintes apontamentos:

  1. As formas de citação no corpo do texto devem seguir a indicação AUTOR, DATA, página, por exemplo: (BORGES, 1986, p. 123); De acordo com Borges (1986, p. 86).

    Livro: AUTOR(ES) ou Organizador(es), título do livro: subtítulo fonte normal. Trad. (quando for o caso), número da edição (a partir da segunda). Local de publicação: editora, data. Exemplos:

    NUNES, Benedito. Passagem para o poético. São Paulo: Ática, 1992.

    SARTRE, Jean Paul. O ser e o nada. Trad. Aulyde Soares Rodrigues, 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

    CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006.


    Capítulo de livro: AUTOR, título do capítulo (sem destaque). a preposição in (In:) e a referência completa do livro e numeração de página do capítulo.

    CANDIDO, Antonio. O homem aos avessos. In: COUTINHO, Eduardo (org.). Guimarães Rosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, p. 294-309.


    Artigo em periódico: AUTOR(ES), título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), cidade de publicação, volume e número do periódico, números de páginas e ano de publicação.

    BRANDÃO, Jacyntho Lins. O filósofo e o comediante. A Palo Seco: Escritos de Filosofia e Literatura, n. 5, v. 1, p. 7-22, 2013.


    Documentos eletrônicos: AUTOR(ES). Título (sem destaque). Disponível em:. Acesso em: 00 mês. 0000.

    CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Trad. Andrea Daher e Zenir Campos Reis. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010. Acesso: 12 jul. 2015.


  2. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece e devem ser utilizadas como explicativas.

  3. Citações de trechos em língua estrangeira acompanhada da tradução, no corpo do texto, constar preferencialmente a tradução do texto citado e o original em nota de rodapé. A citação original em língua estrangeira pode vir no corpo do texto, caso seja imprescindível. Casos específicos devem ser comunicados aos editores.

6. Os participantes de mesas e palestras terão 30 minutos para exposição; as comunicações terão 20 minutos para exposição;

7. Os certificados de participação (30h.) deverão ser retirados no último dia do evento.


TAXA DE INSCRIÇÃO

Tipo de inscrição1º período
(de 10 a 30 de abril)
2º período
(de 01 a 22 de maio)
Alunos de GraduaçãoR$ 25,00R$ 30,00
Alunos de Pós-GraduaçãoR$ 40,00R$ 50,00
Profissionais da Educação BásicaR$ 50,00R$ 70,00
Docentes/Pesquisadores(as)R$ 80,00R$ 120,00
OutrosR$ 80,00R$ 120,00

* Taxa a ser paga na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1124-X
Conta Poupança: 14.786-9Variação: 51
Titular: Jacqueline Ramos

Termos de participação

Comissão organizadora:

Alexandre de Melo Andrade (UFS)
Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz (UFS)
Christine Arndt de Santana (UFS)
Jacqueline Ramos (UFS)
José Amarante Santos Sobrinho (UFBA)
Luciene Lages Silva (UFS)
Maria Aparecida Antunes de Macedo (UFS)

Comitê científico:

Alexandre de Melo Andrade (UFS)
Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz (UFS)
Christine Arndt de Santana (UFS)
Fabian Jorge Piñeyro (Pio Décimo)
Jacqueline Ramos (UFS)
José Amarante Santos Sobrinho (UFBA)
Luciene Lages Silva (UFS)
Maria Aparecida Antunes de Macedo (UFS)
Oliver Tolle (USP)
Romero Junior Venancio Silva (UFS)
Tarik de Athayde Prata (UFPE)
Ulisses Neves Rafael (UFS)

Equipe técnica:

Julio Gomes de Siqueira
Jessica Andrade Almeida

Realização:

Apoio: